Senado Federal: Edificações Sustentáveis

Caros leitores,
A matéria abaixo diz respeito à apresentação sobre Edificações Sustentáveis no Ministério dos Transportes, contando com a participação de representante do Senado Federal.

O comentário que temos sobre o tema é o seguinte: não houve na apresentação exemplos práticos de prédios sustentáveis, como já divulgamos aqui (vide exemplo da Sabesp). Referência importante também no tema é o GBCA, órgão de governo na Austrália, criado especificamente para cuidar das edificações sustentáveis.

Segue abaixo a matéria do tópico:

"O Ministério dos Transportes, por meio de sua Assessoria Socioambiental (ASSAM), promoveu nesta sexta-feira (14/09/12) uma apresentação sobre “Edificações Sustentáveis”, desenvolvida no Senado Federal e que abrange as dimensões de economicidade, bem como dimensões socioambientais. O programa foi apresentado pelo arquiteto Mario Viggiano, integrante do Grupo de Trabalho do Senado Verde.

O programa ambiental do Senado Federal é destinado a estudar, projetar, prospectar e implantar soluções de redução de consumo de insumos e do impacto ambiental proveniente das atividades legislativas. Segundo Viggiano, o edifício sustentável é aquele capaz de proporcionar benefícios na forma de conforto, funcionalidade, satisfação e qualidade de vida sem comprometer a infraestrutura dos insumos.  “Isso gera o mínimo possível de impacto no meio ambiente e alcança o máximo possível de autonomia”, explicou.

A apresentação tratou da questão de “edificações sustentáveis” e discorreu sobre vários aspectos conceituais, como a necessidade de mudança de paradigmas referenciais e da mudança de atitude por parte de todos. Para atingir os objetivos propostos, o projeto visa a influenciar as áreas operacionais do Ministério; os aspectos do funcionamento das estruturas organizacionais e a interação entre os setores frente às novas necessidades. Na palestra, foram apresentados os elementos que integram a edificação sustentável, seus componentes, seu processo de definição, suas compra e instalação, bem como as questões de manutenção e correto descarte de resíduos.

Participaram da reunião integrantes de setores de engenharia, de compras, de manutenção, de controle interno e da ASSAM, bem como convidados do setor de engenharia do Ministério das Comunicações. Essa apresentação faz parte de uma série de eventos sobre temas sustentáveis, promovidos pela Assessoria Socioambiental, com o objetivo de trazer boas práticas e experiências de outros órgãos".

Fonte: Assessoria de Comunicação do Min. dos Transportes. (17/09/2012).


0 comentários:

Licitações Sustentáveis © Copyright 2010-2016. Todos os direitos reservados l Design by Leonardo Ayres l Tecnologia do Blogger