Licitações Sustentáveis na Austrália - GBCA

Provando que as [Licitações Sustentáveis] não são apenas uma tendência nacional, mas universal, esta matéria é destinada a demonstrar como esta temática é desenvolvida na Austrália.

Fomentada pela Green Building Council da Austrália (GBCA) ou Conselho Verde de Construção da Austrália, o órgão foi criado em 2002, para desenvolver a indústria de propriedade sustentável naquele país, tendo como objetivo incentivar a adoção de práticas ecológicas baseadas no mercado.

Principais Objetivos da GBCA (http://www.gbca.org.au/):
  • promover programas de construção verde, tecnologias, práticas de projeto e operações de sustentabilidade de prédios verdes por meio de plataformas de concepção, construção e operação de edifícios;
Lá também se utiliza a metodologia ACV ou AACV, conforme relato abaixo:

"Avaliação do Ciclo de Vida (LCA, sigla em inglês) é uma metodologia utilizada para estimar o impacto ambiental global dos materiais ou produtos durante sua vida. LCA é atualmente utilizada por algumas propriedades da Austrália e indústrias da construção civil para identificar e priorizar o uso de produtos e materiais com menores impactos ambientais.

Atualmente, o Green Star categoria materiais não exige projetos para avaliar o impacto de materiais usando LCA; mas contém critérios específicos  para redução do impacto ambiental.

Os benefícios percebidos de uma metodologia baseada em LCA conduziram à concretização  de um documento de reflexão, a fim de explorar como a LCA pode ser efetivamente incorporada na categoria de Materiais Verdes.

A maneira pela qual ACV pode ser incorporada no referido documento está  sendo objeto de uma discussão das partes interessadas. Este documento inicia a discussão descrevendo como metodologia LCA pode ser adequadamente tratada como 'Green Star' (é a qualificação que eles atribuem aos materiais considerados sustentáveis).

O GBCA deseja iniciar uma discussão em torno deste tema e se envolver com as partes interessadas, como parte do desenvolvimento contínuo do crédito Materiais Verdes, e metodologia da ACV de forma mais ampla".  


0 comentários:

Licitações Sustentáveis © Copyright 2010-2016. Todos os direitos reservados l Design by Leonardo Ayres l Tecnologia do Blogger