Cuidado com os selos verdes

Matéria do Jornal "O Globo", deste dia 16.05.2012, traz reportagem intitulada "Selos Verdes exigem toda a atenção" e comenta sobre os cuidados que se deve ter sobre a escolha de empresas que atestam a sustentabilidade de um determinado produto.

Já havíamos comentado aqui no [Licitações Sustentáveis], que a certificação pode não ser o melhor método de atestar que um produto é realmente sustentável. A matéria, muito embora, faça alusão ao mercado varejista, cai como uma luva no mercado atacadista das Licitações.

Chamo a atenção na matéria para as palavras da pesquisadora do IDEC, Adriana Charoux, que ressalta a falta de uma regulamentação para rotulagem de selos verdes e na informação do Instituto Akatu que defende a rotulagem da pegada (quantidade) de água e carbono que determinado produto consumiu ao ser fabricado.

Eis os principais Certificados do mercado brasileiro, segundo a matéria (Fonte: Jornal O Globo, 16.05.2012).



Como já defendemos aqui, em postagem específica, a técnica mais moderna é a Avaliação do Ciclo de Vida dos produtos (ACV ou AACV), baseando-se em toda a cadeia produtiva ou parte dela. 


0 comentários:

Licitações Sustentáveis © Copyright 2010-2016. Todos os direitos reservados l Design by Leonardo Ayres l Tecnologia do Blogger