Rio +20 - Será possível?

 Bom pessoal, não poderia deixar de reportar a Rio +20, evento que decerto está atraindo a atenção do planeta para o tema "Desenvolvimento Sustentável". Depois de 20 anos da ECO-92,  que possibilitou posteriormente que  três grandes acordos  internacionais foram celebrados entre os partícipes  (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, Agenda - 21 e Procolo de Kyoto), é indiscutível que pouco se tem avançado na área, tanto é assim que já não se descarta que o efeito prático da Rio +20 será mais um Protocolo de Intenções do que um futuro acordo internacional concreto e aplicado de forma rápida, apesar da grande adesão de países que a Conferência Rio +20 reunirá, algo em torno de 192 países.

 Deixando de lado qualquer pretensão pessimista sobre o encontro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20 tem por objetivo  a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes

 Aproveitando o grande fluxo de visitas aqui do blog, eis a provocação: objetivo aberto e prolixo demais? Sem dúvida. Para aqueles que não querem metas sócio-ambientais mais claras, é bem por aí que o diálogo deve ocorrer. Mas para outros, como nós, que defendem a fixação de metas desde logo com controle rígido e compensações em caso de descumprimento, a probabilidade de não haver avanços é grande! (Lembrem do Protocolo de Kyoto e a recusa dos EUA de assinar o protocolo). 

 Trocando em miúdos, o grande ápice da Rio +20 será a "Economia Verde". Sem dúvida, a crise internacional se apresenta como uma grande oportundidade para o desenvolvimento de "ações verdes", mas estarão os agentes econômicos dispostos a trocar a matriz atual (energética, de fluxo de capitais e individualista)? Eis a grande questão sustentável que se apresenta.  

 A grande mídia agora tem se voltado para o tema, com matérias específicas, como o Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/rio20/o-globo-amplia-acoes-para-conferencia-rio20-4649811) e a Folha de S. Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/especial/2012/rio20/). Vale a pena conferir estas matérias porque os especialistas ouvidos (muitos estarão aqui de  13  a 22.06.2012, inclusive), vem demonstrando cetiscismo quanto ao sucesso do encontro.

 Bem pessoal, retomando o início do texto, é esperar para ver!


0 comentários:

Licitações Sustentáveis © Copyright 2010-2016. Todos os direitos reservados l Design by Leonardo Ayres l Tecnologia do Blogger