Ecofont - Impressão com economia

Algo que surgiu recentemente e que vem sendo difundido rapidamente (hoje mesmo recebi mais um e-mail com esta dica), refere-se à utilização da chamada "Ecofont", disponível gratuitamente em ttp://www.ecofont.eu/ecofont_pt.html, e que utiliza a fonte spranq_eco_sans_regular.ttf, com significativa redução de consumo de tinta e sem perda da qualidade da impressão.Esta fonte, baseada na fonte Vera Sans (uma fonte “open source”, de código aberto - gratuita), tem todos os seus caracteres vazados com pequenos furos que, na hora de imprimir, diminuindo a área de cobertura de tinta, sem, contudo, comprometer a leitura do documento impresso.

Testes de impressão demonstram que com esta fonte, comparado com os modos de economia de tinta/toner das impressoras, ela preserva o contorno dos caracteres, o que facilita muito a leitura, mesmo utilizando-se fontes pequenas (corpo 9, 8, 7 ou 6). Outra vantagem inerente à utilização desta fonte é que o “modo de economia” fica no documento e não na impressora (que poderia ser desativada a qualquer momento).

Observamos ainda que, quanto maiores forem as letras, maiores os furos, não sendo tal fonte, portanto, indicada para utilização com o “corpo” muito grande (acima de 14, por exemplo), pois poderia comprometer a estética do texto. A sua utilização, porém, em textos oficiais, com “corpo” 12 ou 11, parece-nos muito razoável, não ficando em nada a dever a outras fontes.

Segundo informações obtidas, a Ecofont é compatível com PC e Mac e funciona bem com aplicativos como OpenOffice e MS Office. sendo recomendado o seu uso com uma impressora laser para obter os melhores resultados.

Como instalar a fonte SPRANQ ECO SANS no Windows XP:

1) Baixe a fonte para uma pasta (por exemplo, para c:\);
2) Clique no botão "Iniciar" no canto esquerdo inferior da sua tela;
3) Clique em "Painel de Controle";
4) Quando o "Painel de Controle" aparecer, clique duas vezes no ícone "Fontes";
5) Clique no menu "Arquivo" e selecione "Instalar nova fonte";
6) Na caixa que aparecerá, selecione a pasta em que a fonte foi baixada (no nosso exemplo, c:\), selecione a fonte "SPRANQ ECO SANS" e marque a caixa "Copiar fontes para a pasta Fonts";
7) Pressione "OK";
8) Pronto. A fonte está instalada. É só utilizá-la com qualquer aplicativo do Windows.



Atualização (em 02/04/2010): Ecofont recebe prêmio de Design Ambiental


Madrid - Ecofont recebeu o European Environmental Design Award, uma iniciativa da DIMAD (Asociación Diseñadores de Madrid). Com este prémio, a organização pretende recompensar brilhantes exemplos de design sustentável. O júri ficou extremamente impressionado com a simplicidade com que Ecofont pode produzir considerável poupança ambiental em nossas vidas diárias. Ecofont software 'dispara' buracos nas cartas durante a impressão. O resultado: com apenas um único clique de um botão, a economia de tinta, pelo menos, 25% na impressão de texto. Uma fantástica maneira de aliviar a carga sobre o ambiente ea sua carteira ao mesmo tempo.

Como sabemos tinta e toner são alguns dos mais líquidos poluentes no mundo. A produção de tinta é um processo especialmente poluente ao utilizar C02-intensivo e que o preço por mililitro de tinta é mais cara que o dos perfumes! E esta é a vantagem de usar software Ecofont. Sem sacrificar a facilidade de utilização ("com um único clique de um botão) e legibilidade, a Ecofont economiza tinta e toner em um processo que nunca dorme em todo o globo. O custo da licença do software é rapidamente recuperado.

"Além dos benefícios para o meio ambiente e em termos de custos, é simplesmente fascinante ver como o nosso cérebro ignora os buracos nas cartas, enquanto estamos lendo", diz Rick van den Bos, do Ecofont. "As pessoas que imprimem uma página de teste através do site ficam surpresos e encantadas."

Além deste aspecto, o software Ecofont claramente inspira e atrai as pessoas com o "fator diversão".

O trio de sustentabilidade, rentabilidade e fator diversão é extremamente atraente para as organizações que desejam implementar uma política de Responsabilidade sócio-ambietnal. É por isso que, entre outras, as autoridades locais de Utrecht decidiram começar a trabalhar com o software Ecofont.

A Ecofont software estará disponível em http://www.ecofont.com/. Os usuários podem escolher se desejam imprimir em uma versão Ecofont ambiente de uma ou mais das fontes bem conhecidas, tais como Arial, Verdana e Calibri. 

O software pode ser utilizado no Microsoft Word e Outlook versões 2003, 2007 e 2010. Em breve, mais programas serão adicionados a esta lista.


3 comentários:

Amigo Leonardo,

muito legal essa informação sobre a fonte "verde". Eu nunca tinha ouvido falar nela. Parabéns pelo trabalho realizado com o seu Blog, que, para mim, é na verdade de utilidade pública, ou, melhor ainda, útil à coisa pública e à sociedade.
Como você já tinha me falado, dá um trabalho danado manter o Blog e vivo.
Aproveito o ensejo para lhe enviar uma notícia que li, que tem forte correspondência com o conteúdo do seu Blog, vejamos:


A 7ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça teve a sua solenidade de entrega da prêmios realizada na última sexta-feira (4), durante o Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), no Classrall, na cidade de São Luís (MA).

Os 154 trabalhos inscritos foram divididos em 18 categorias: Campanha de Modernização, Modernização da Justiça, Conteúdo Web, Endomarketing, Inovação, Jornal, Programa de Rádio, Programa de TV, Projeto Científico, Projeto Institucional, Projeto Temático, Publicação Especial, Relacionamento com a Mídia, Reportagem de Rádio, Reportagem de TV, Revista, Vídeo Institucional, Prêmio Honorário.

A Procuradoria Geral da República (Brasília/DF) foi a vencedora da categoria ENDOMARKETING com o projeto Ser Sustentável - Campanha para a II Semana do Meio Ambiente.
Para maiores detalhes sobre a solenidade de entrega desse importante prêmio, veja o link: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1856053/stf-ganha-cinco-premios-e-e-finalista-em-outro-na-7-edicao-do-premio-nacional-de-comunicacao-e-justica

Um forte abraço.

Marcelo Neves

Prezado Marcelo Neves,

Em primeiro lugar, agradeço pelas considerações elogiosas ao meu trabalho. Como disse em outro comentário, o reconhecimento é que nos faz crescer e ajudar as pessoas, visto que é difícil manter nosso público ataulizado e vibrante, mas com esforço e dedicação, estamos logrando êxito nesta empreitada.

Agradeço pela indicação. Indubitavelmente, como temos defendido aqui reiteradamente, as licitações sustentáveis ou compras públicas sustentáveis, como espécie de um gênero maior – a visão da sustentabilidade como idéia e valor a ser implantada no mundo atual -, deve ter como ponto de partida de realização o Poder Público. Abraçando uma interpretação constitucional harmoniosa, isto é claramente aferido dos artigos 170, VI e 225, CRFB/88. Para este mister, a conscientização é algo que deve ser incentivado neste campo, sob pena de tornar letra morta os mandamentos referidos.

Atenciosamente,

Leonardo – Licitações Sustentáveis (www.licitacoessustentaveis.com)

Leonardo,

Muito legal esta fonte que vc disponibilizou aqui em seu site e fácil instalação. Aqui no Município temos procurado utilizá-la sempre que possível.

Edgar

Licitações Sustentáveis © Copyright 2010-2016. Todos os direitos reservados l Design by Leonardo Ayres l Tecnologia do Blogger