Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas - Dia Mundial do Meio Ambiente

Inspiradora a Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, no Dia Mundial do Meio Ambiente:
"A turbulência económica e financeira que varre o planeta é um verdadeiro chamado para o despertar e soa como um alarme para a necessidade de se melhorar antigos padrões de crescimento e fazer uma transição para uma nova era do desenvolvimento mais limpo e verde. O tema deste ano do Dia mundial do Meio Ambiente - "Seu planeta precisa de você" – visa inspirar-nos a todos para fazer nossa parte.
A Terra enfrenta a grave ameaça da mudança climática. Embora todos os países possam sofrer, os pobres deverão arcar com o peso de seu impacto. Temos, porém, a oportunidade de mudar de rumo. Cruciais discussões sobre mudanças climáticas terão lugar em Copenhaga, em Dezembro de 2009. Juntos, devemos mobilizar os governos para selar um novo acordo climático ("Seal the Deal").
O mundo também precisa de um "Novo Pacto Verde" centrado no investimento em fontes renováveis de energia, infra-estrutura ecológica amigável e eficiência energética. Isto não só irá criar empregos e promover recuperação económica, mas ajudará também a combater o aquecimento global. Se investirmos, mesmo que parte dos substanciais pacotes de estímulo económicos na economia verde, poderemos transformar a crise de hoje no crescimento sustentável de amanhã.
Além disso, os países que fizerem a transição para uma sociedade com baixas emissões de carbono irão colher mais do que benefícios ambientais significativos – estarão mais bem colocados para compartilhar sua nova tecnologia com os outros.
Nosso planeta precisa de mais do que apenas acções por parte de governos e corporações, necessita de cada um de nós. Embora as decisões individuais possam parecer pequenas diante das ameaças e das tendências globais, quando bilhões de pessoas unem suas forças em um propósito comum podem fazer uma enorme diferença.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, eu incito todas as pessoas a tomarem medidas concretas para tornar o planeta mais verde e limpo. Desliguem as luzes. Andem de transporte público. Reciclem. Plantem uma árvore. Limpem o parque mais próximo.
Responsabilizem as corporações por suas práticas ambientais. Instem seu governo e seus representantes para selar o acordo em Copenhaguem. (grifo nosso). (Fonte: UNEP)"
As precisas palavras do Secretário Geral da ONU resumem bem o papel que o crescimento sustentável pode assumir em prol de um futuro melhor não apenas quanto ao meio ambiente, mas suas implicações econômicas e sociais.


0 comentários:

Licitações Sustentáveis © Copyright 2010-2016. Todos os direitos reservados l Design by Leonardo Ayres l Tecnologia do Blogger