Primeiro Edital sustentável para construção de prédio público a ser divulgado

Olá a todos,

Estamos progredindo rapidamente: divulgamos, agora, em nosso site, de forma inédita, o 1º prédio público (Fórum TJDF) a atender parâmetros de sustentabilidade no Brasil.

Já está disponível na página do TJDFT, na internet, o edital de concorrência para a contratação de empresa especializada para construção, montagem e comissionamento do Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública do Distrito Federal (o chamado Fórum Verde).

O Fórum será construído no Setor de Administração Municipal e será o 1º prédio do poder público nacional com processo de construção totalmente sustentável.

Criado pela nova Lei de Organização Judiciária do DF, por iniciativa do TJDFT, a edificação prevê redução energia elétrica em razão de estudo de aproveitamento da luminosidade natural, menor necessidade de uso de ar-condicionado em razão de maior circulação de ar, reutilização de resíduos da construção, tetos verdes para captação de águas pluviais, reuso de águas cinzas (provenientes das cubas e chuveiros), entre outras soluções sustentáveis.

O Fórum terá dois edifícios, sendo que inicialmente será construído o bloco localizado no Lote "M". Entre os dois edifícios futuramente será criada uma área de descompressão, ou seja, uma pequena praça que servirá como ambiente de relaxamento para servidores e usuários do Fórum. Os ambientes de trabalho serão privilegiados pelo conforto das instalações e da própria edificação.

O TJDFT irá utilizar materiais certificados, tecnologias e soluções consideradas como ecologicamente corretas em todos os estágios da obra, inclusive na área de informática. A vegetação do cerrado será preservada.

Como incentivo à economia local e regional os materiais a serem utilizados na construção deverão ser oriundos de regiões próximas, evitando-se assim os grandes deslocamentos, diminuindo o consumo de energia e a conseqüente emissão de poluentes.

Para conhecer o edital, disponibilizamos o mesmo abaixo:




Abraços,

Do editor.


3 comentários:

Parabéns pela iniciativa.Utilizarei seu blog e este Edital em curso que estarei ministrando no Governo de Sergipe nos dias 06 a 08 de maio próximo. Estou à disposição para contato. Meu site www.valeriacordeiro.pro.br estará à disposição para divulgação de material além deste que já estará sendo divulgado. Abraço (21) 8144-9144 Valeria Cordeiro

Olá,

Despertou a atenção de nosso Tribunal a iniciativa inovadora relativa à construção do Fórum do Meio Ambiente, cujo Edital de Concorrência nº 03/2009 contém práticas focadas na sustentabilidade. Estamos refletindo sobre a adoção de ações sustentáveis em nossas obras e serviços de engenharia, motivo pelo qual indagamos como referido edital foi aceito pelo mercado, isto é, caso a licitação já tenha ocorrido, foi a mesma deserta ou não? Em caso negativo, quantos licitantes participaram do certame? Houve alguma impugnação ao edital? Se possível, outras informações relevantes sobre esta importante iniciativa.

Desde já, agradeço pela atenção, colocando-me à disposição para esclarecimentos.

Prezado(a),

Após contato com o Presidente da CPL (Francisco), relatou-me que apesar das poucas impugnações ocorridas, uma vez que as exigências relativas às ações sustentáveis demandam um certo know how e estrutura para atendimento, o procedimento licitatório teve um desfecho satisfatório e a que a vencedora é empresa lá de Brasília mesmo, inclusive o contrato já foi assinado.

Caso realmente o projeto da construção do Fórum do meio ambiente consiga ser executado de forma plena (não há como afirmar categoricamente, uma vez que não conheço a empresa), antevejo que esta iniciativa despertará a atenção de todos os Tribunais do Brasil no que concerne às construções sustentáveis.
Abs.

Licitações Sustentáveis © Copyright 2010-2016. Todos os direitos reservados l Design by Leonardo Ayres l Tecnologia do Blogger