Jair Eduardo Santana apresenta os conceitos de ACV e ACCV - PARTE II

Salve leitores, Em primeira mão aqui em nosso site, em continuidade aos contatos efetuados com o prof. Jair Eduardo Santana, foi-nos remetido o seguimento e-mail, deveras esclarecedor acerca da ACV e ACVV:
"Olá, Leonardo. Obrigado pela indicação feita no licitacoessustentaveis. Agreguei ao nosso programa de sustentabilidade parcerias e colaborações várias (precisamos da ciência, da pesquisa e da tecnologia). Uma colaboradora nossa é na verdade uma amiga que é pesquisadora no Canadá, premiada pela ONU (PNUMA) e outros organismos de reconhecida importância. Ela é a especialista que me assessora na ciência da ACV + ACCV.

Por exemplo, antes de implantarmos ações relativas ao objeto PAPEL no Judiciário..... pesquisamos todo o ciclo daquele “produto”... e tb o custo do ciclo. Note que na figura 2 (abaixo), o caso não se aplica ao Judiciário (para ACCV). Pq? Pq não descartamos grande parte do nosso papel: locamos imóveis para guardar os processos findos (ou utilizamos nossos próprios imóveis). A partir de um modelo complexo (e completo em relacao ao ciclo e ao custo do ciclo), podemos pensar em “o q fazer”???
Especificamente em relação ao papel, pedi ao CNJ Ambiental espaço para que façamos um projeto comum: o Papel no Poder Judiciário Brasileiro. Cá no meu Tribunal, consumimos quase 3 milhoes/ano (aspecto parcial pq não considerou o ciclo completo; apenas o valor da compra. Os impactos ambientais igualmente estão “fora da conta”. Etc.). Mas a minha idéia (e parece que recebi um aceno positivo do CNJ Ambiental) é fazer estudos que envolvam todo o PJ brasileiro."


0 comentários:

Licitações Sustentáveis © Copyright 2010-2016. Todos os direitos reservados l Design by Leonardo Ayres l Tecnologia do Blogger